Imposto de Renda

Como pagar DARF: tudo que você precisa saber

Alice Porto 23.02.2021 2 minutos de leitura
Como pagar DARF: tudo que você precisa saber

Operou no mês, calculou tudo direitinho e lucrou? Boa! Agora fica a dúvida: Como pagar DARF das suas movimentações na Bolsa de Valores? 

Embora não seja uma tarefa complicada, entender como pagar DARF é uma tarefa que ainda gera dúvidas em muitos. Por isso, cola com a Contadora da Bolsa que eu te explico!

O que é DARF? 

A DARF é a guia do documento de arrecadação de receitas federais que, apesar do nome comprido, é uma facilitadora para que contribuintes possam pagar seus impostos. Sabendo como pagar a DARF, você já está na metade do caminho para ficar com a vida tributária em dia.


Através dela, você, investidor de bolsa, pode deixar suas movimentações em ordem, pagar seus tributos e ficar em paz, sabendo que está lucrando sem arrumar problema com o leão da Receita Federal.

Como pagar DARF? 

O primeiro passo para pagar o documento é fazer o preenchimento da DARF. Você pode fazer isso no Sicalweb ou direto no seu banco.

Depois que o Sicalcweb atualizou, as DARFs geradas nele não vem com código de barras, o que não dá pro site muita vantagem se comparado a fazer o pagamento direto no Internet Banking. Mas como tudo nessa vida, há algumas exceções. 

Como pagar DARF?


Se você estiver com a DARF atrasada, o ideal é que o preenchimento seja feito no Sicalcweb mesmo, porque ele já gera pra você os juros e multa e te poupa desse trabalho. Depois é só transcrever as informações na área de pagamentos do seu banco.

Mas se sua guia do documento de arrecadação de receitas federais (DARF) estiver em dia, pode ir direto no Internet Banking, porque a gente sabe que pra investidor de bolsa time is money, e não tem porque preencher a mesma coisa duas vezes, não é mesmo? 

Estando no Internet Banking do seu banco, é só acessar o link de “pagamento sem código de barras” e meter bronca nas informações da sua DARF: 

  1. Data de consolidação, que define qual será a data efetiva do pagamento;
  2. Período de apuração, que é o mês de movimentação referente a DARF;
  3. Valor da DARF, que é o total do seu imposto de renda referente a bolsa de valores; 
  4. Valor dos juros e multa, se tiver – e esperamos que não tenha, hein;

E pronto! Você já pode fazer o pagamento direto do seu banco e pagar sua DARF online. Legal, né? 


Onde pagar DARF?

O único problema é que nem todos os bancos realizam o pagamento de DARF. Isso acontece porque apenas bancos associados à Receita Federal têm esse privilégio, de receber o tributo referente ao troféu do investidor.

Os bancos autorizados a receber pagamento de DARF são aqueles que fazem parte da Rede Arrecadadora de Receitas Federais. Através deles você consegue realizar o pagamento dos seus tributos sem maiores problemas.

Pra você ficar bem informado e de boa com o leão da Receita Federal, separei uma listinha com alguns dos bancos que fazem parte da Rede Arrecadadora de Receitas Federais pra você: 

  • Banco do Brasil;
  • Banco Alfa;
  • Santander;
  • Bradesco;

Agora que você sabe como pagar DARF, é só partir pro abraço e ficar de boa com o leão da Receita Federal, enquanto nada nos seus montes de lucros! E, se você quiser focar nos seus investimentos e deixar essa parte burocrática de tributação comigo, estou à disposição.

Alice Porto
Alice Porto Contadora da Bolsa
Alice Porto é graduada em Ciências Contábeis pela PUC Minas e tem 25 anos de experiência em gestão empresarial. Especializada em contabilidade para investidores da Bolsa de Valores, ela é fundadora do canal @contadoradabolsa e autora do livro "101 Perguntas e Respostas Sobre Tributação em Renda Variável".

Leia também