Declaração Anual

Como regularizar o CPF: tudo o que o investidor de Bolsa precisa saber

Alice Porto 19.04.2021 2 minutos de leitura
Como regularizar o CPF: tudo o que o investidor de Bolsa precisa saber

Eu aviso e aviso, mas o investidor não me escuta: precisa entregar a Declaração Anual! Aí depois vem chorar com o CPF bloqueado, vê se pode. Mas como eu sou amiga na alegria e na tristeza, vou ensinar como regularizar o CPF. 

CPF bloqueado é algo que eu não desejo para ninguém, meu amigo. Pior do que isso, só continuar com ele bloqueado. Então vem comigo para aprender como regularizar o CPF

O que é um CPF pendente de regularização?

O CPF pendente de regularização, ou CPF bloqueado, é a maneira que o leão da Receita Federal encontrou para punir os contribuintes que não entregam suas Declarações Anuais.

E atenção, investidor: investiu R$1,00 na Bolsa? Então você, automaticamente, se tornou um possível contribuinte aos olhos da Receita Federal e, por isso, é obrigado a entregar sua Declaração Anual. 

Pode acreditar: o leão está de olho na sua movimentação patrimonial. Ou seja, se não entregar a Declaração, vai acabar com o CPF pendente de regularização que pode te colocar em apuros, pois te impede de:

  • renovar o passaporte e, portanto, viajar;
  • comprar com o cartão de crédito;
  • fazer financiamentos;
  • etc. 

Acha que eu estou brincando? Se liga nesses meus amigos que tiveram o CPF bloqueado:

Chato, né? Vai por mim, é mais fácil entregar a Declaração Anual. 

Como evitar o CPF irregular?

Quer evitar esse problemão? É simples: entregue sua Declaração!

Não tem mistério, investidor. É só fazer seus cálculos mensalmente, pagar suas DARFs em dia quando tiver e, quando chegar a hora, entregar sua Declaração Anual

Cumprindo as suas obrigações fiscais de investidor de Bolsa, além de ter uma maior organização sobre seus investimentos, você fica livre de vez do leão da Receita Federal e evita o CPF irregular. Bom demais, né? 

Alice Porto com suas obrigações fiscais em dia, evitando a necessidade de aprender como regularizar o CPF.

Como regularizar o CPF? 

É, investidor, quem avisa amigo é. Mas como eu disse, sou amiga na alegria e na tristeza. Então se você está em apuros, pode ter certeza de que vou te ajudar!

Não tem mistério na hora de regularizar CPF, o caminho é o mesmo. Ou seja, precisa entregar a Declaração Anual. Só que dessa vez ela será entregue em atraso, já que você já perdeu o prazo. 

Corre atrás da sua documentação, faz os cálculos, paga as DARFs em atraso – e cuidado com essa parte! Quanto antes fizer melhor, porque quanto mais demorar, mais multa tem para pagar – e entrega sua Declaração Anual.

A Receita Federal cobrará uma multa de IR, com valor mínimo de R$165,74, por causa do atraso da Declaração. Chato, né? Mas melhor isso do que permanecer com o CPF bloqueado.

Depois que sua Declaração Anual for entregue, a Receita Federal terá até cinco dias para regularizar seu CPF e você estará, finalmente, livre dessa pendência. Ufa! 

Agora que você já sabe como regularizar o CPF, é só correr atrás desse b.o e ficar de boa na lagoa com o leão da Receita Federal! Ah, e se precisar de mim, eu e minha equipe estamos à disposição para resolver ser I.R..

Alice Porto
Alice Porto Contadora da Bolsa
Alice Porto é graduada em Ciências Contábeis pela PUC Minas e tem 25 anos de experiência em gestão empresarial. Especializada em contabilidade para investidores da Bolsa de Valores, ela é fundadora do canal @contadoradabolsa e autora do livro "101 Perguntas e Respostas Sobre Tributação em Renda Variável".

Leia também