Investimentos no Exterior

GCAP: para você que ganhou dinheiro com vendas nas Bolsas americanas

Alice Porto 06.08.2021 2 minutos de leitura
GCAP: para você que ganhou dinheiro com vendas nas Bolsas americanas

Assim como no caso da Bolsa de Valores brasileira, se você investe R$1,00 nas Bolsas americanas já tem algumas obrigações fiscais para cumprir e, dentre elas, está a Declaração Anual. Para nossa sorte, os programas auxiliares Carnê Leão e GCAP estão aqui para te ajudar nessa missão.

O Carnê Leão vai ser seu auxílio na hora de declarar seus dividendos recebidos. Já o GCAP te dá aquela forcinha para informar o seu ganho de capital (ganho com vendas), e é dele que vamos falar nesse artigo. Bora? 

Ah, e não deixe de ler até o final, porque separei um presente gratuito para você, ficar de olho! 

O que é GCAP?

GCAP, ou Programa de Apuração de Ganhos de Capital, é um programa disponibilizado pela Receita Federal para que contribuintes informem seus ganhos de capital obtidos através da venda de bens. 

Como você sabe, o foco aqui é tributação de Bolsa, portanto, vamos falar por aqui apenas do uso do GCAP para investimentos das bolsas americanas, fechou? 

Se vendeu seus ativos de bolsa e lucrou, então você tem ganho de capital e é através do GCAP que vai ser capaz de informá-lo na sua Declaração Anual

O que é ganho de capital?

Ganho de Capital é, nada mais nada menos, do que lucro com a venda. 

Para desembolar esse termo na sua cachola, vamos dar uma olhada em um exemplo prático: vamos supor que você comprou um bolo por dez reais e o revendeu por vinte. Nesse caso, o seu ganho de capital é de dez reais. Clareou? 

Ou seja, se você comprou um ativo nas Bolsas dos Estados Unidos e o revendeu com lucro, corre para o GCAP, porque é ele que vai te ajudar a informar esse lucro no seu IRPF

Como preencher o GCAP?

O primeiro passo para informar seus ganhos de capital é baixar o programa GCAP no site da Receita Federal. E atenção: você deve baixar o programa de acordo com o ano no qual você está fazendo suas movimentações. Ou seja, se você está investindo em 2021, deve baixar o GCAP 2021, beleza?

Depois, é só analisar suas vendas. Teve lucro? Lança no GCAP. E vale lembrar que cada venda é um lançamento diferente. 

Além disso, você deve informar no programa o custo de compra e a origem do dinheiro também. 

Para ver se grava nessa cachola, bora recapitular. Vendeu na Bolsa de Valores americana e teve lucro? 

  1. Baixa o programa GCAP no site da Receita Federal, de acordo com o ano no qual você está movimentando;
  2. Faz um lançamento para cada venda no programa;
  3. Informa também o seu custo de compra e a origem do dinheiro.

Facinho, né? Para que fique mais fácil do que isso, só com aquele presente gratuito que te falei lá no início do artigo: um e-book completo e 0800 para você aprender tudo sobre a tributação de Bolsa no exterior. Para conseguir o seu, é só clicar aqui. 

Agora que você sabe tudo sobre o GCAP, é só se jogar no seu lucro gringo! Mas se você está sem tempo ou inseguro para resolver sua própria tributação de Bolsa do exterior, meu time pode te ajudar. Por aqui temos uma equipe de especialistas que resolve seu IR para você. Precisando, estamos à disposição

Alice Porto
Alice Porto Contadora da Bolsa
Alice Porto é graduada em Ciências Contábeis pela PUC Minas e tem 25 anos de experiência em gestão empresarial. Especializada em contabilidade para investidores da Bolsa de Valores, ela é fundadora do canal @contadoradabolsa e autora do livro "101 Perguntas e Respostas Sobre Tributação em Renda Variável".

Leia também