Imposto de Renda

Sicalcweb: o que é e para que serve?

Alice Porto 12.05.2021 3 minutos de leitura
Sicalcweb: o que é e para que serve?

Se você é investidor na Bolsa de Valores, com certeza já ouviu falar no Sicalcweb. Ouso dizer que até já sonhou com ele: dinheiro entrando na conta e o troféu do investidor emitido e pago através dessa página na internet.

Se você nunca aouviu falar nesse negócio com nome esquisito, é através dele que você emite seu toféu da Bolsa. Sim, investidor, a DARF é o seu troféu! Afinal, só paga Imposto de Renda quem está lucrando na Bolsa. E o Sicalcweb vai ser o seu parceiro na hora de alcançar esse prêmio. 

O que é o Sicalcweb?

Sicalcweb – ou Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais da Receita Federal – é uma ferramenta criada pela Receita Federal, para facilitar o pagamento dos tributos feitos pelos contribuintes. 

Sicalcweb

Apesar de ser um programa (Programa para Impressão e Cálculo de DARF Online), não existe a opção de “sicalcweb download”. Você pode encontrar a ferramenta criada pelo leão nesse site online.

Além de emitir o boleto para o pagamento de DARF, o site também calcula o valor devido dos juros e multa, no caso de atraso da emissão e contribuição.

Resumidamente o Sicalcweb tem três funções:

  • Cálculo do valor dos juros e multa em caso de atraso;
  • Emissão de DARF em dia;
  • Emissão de DARF em atraso.

Esperamos que esse último não seja o seu caso, hein! Se você entrou na Bolsa, é para prosperar, então não faz sentido torrar dinheiro com juros e multa, certo?

Como fazer emissão de DARF através do Sicalcweb?

Não tem mistério na hora de usar o Sicalcweb. É só preencher um pequeno formulário para ter o boleto de pagamento de DARF em mãos. 

Para te ajudar nessa missão, montei uma listinha em 5 passos, para você emitir sua DARF sem medo de errar:

  1. antes de mais nada, na página inicial do Sicalcweb, clica em “preenchimento rápido”;
  2. insere seu CPF e data de nascimento;
  3. informa o código da sua DARF: 6015, para movimentações na Bolsa de Valores;
  4. insere as informações referentes a sua DARF;
  5. para então, finalmente, fazer a emissão!

Caso a sua DARF esteja em atraso, o processo é o mesmo. A diferença é que serão calculados juros e multa sobre o valor cobrado, de acordo com a data inserida na caixinha de “Período de Apuração” do site. 

Se ainda ficou alguma dúvida quanto ao preenchimento do Sicalcweb e emissão da DARF, não precisa se desesperar! Separei um vídeo bem lindinho para você ficar por dentro de tudo sobre a emissão via Sicalcweb: 

Por que fazer emissão de DARF em atraso através do Sicalcweb?

Não sei se você sabe, mas desde 2020 o Sicalcweb mudou e não é mais o mesmo: ele já não emite mais a DARF com código de barras, acredita, investidor?

Por isso alguns contribuintes têm optado por realizar o pagamento da DARF direto no Internet Banking dos seus bancos, evitando assim um trabalhinho a mais na hora de agarrar seus troféus de investidor.  

Pode ficar tranquilo, não tem problema nenhum se esse for o seu caso. Porém, entretanto, todavia, se a sua DARF está em atraso – ai ai ai, investidor! – o ideal é que ela seja emitida através do Sicalcweb mesmo.

Dessa forma, você evita um desgaste desnecessário, já que o programa da Receita já calcula automaticamente os juros e a multa sobre o seu I.R. a pagar em caso de atraso. Bem melhor, né? 

Mas melhor, melhor mesmo, é pagar a DARF em dia, assim você não joga dinheiro fora, nem corre o risco de cair nas garras do leão. É ou num é? 

Alice Porto cheia da grana após pagar sua DARF em dia via Sicalcweb.

Já está sabendo tudo sobre o Sicalcweb? Boa! Agora corre e vê se paga sua DARF em dia, hein investidor! 

O que é Sicalcweb?

É um programa da Receita Federal, feito para ajudar o contribuinte na hora de emitir sua DARF e pagar seus tributos. Ou seja: lucrou? Corre para o Sicalcweb.

Como emitir DARF?

Você pode emitir sua DARF preenchendo suas informações no site Sicalcweb.

Como pagar DARF?

Você pode pagar sua DARF direto no Internet Banking do seu banco, ou emiti-la no Sicalcweb.

Alice Porto
Alice Porto Contadora da Bolsa
Alice Porto é graduada em Ciências Contábeis pela PUC Minas e tem 25 anos de experiência em gestão empresarial. Especializada em contabilidade para investidores da Bolsa de Valores, ela é fundadora do canal @contadoradabolsa e autora do livro "101 Perguntas e Respostas Sobre Tributação em Renda Variável".

Leia também